sábado, 8 de outubro de 2011

Bicos de Lacre

Olá!

Finalmente os meus bicos de lacre fizeram outra postura. Esta era composta de seis ovos mas apenas dois deles estavam galados.
Ontem quando fui ao viveiro notei que estavam numa grande azafama e como já não espreitava o ninho desde que os ovos tinha cerca de 12 dias, decidi ir dar uma espreita e como podem imaginar a surpresa foi agradabilíssima: uma cria, provavelmente já com dois dias de vida.


Tratei imediatamente de encher a taça de alimentos vivos pois sei que sem estes é ainda mais difícil os bicos de lacre tratarem das suas crias devidamente.

Já não é a primeira vez que este casal põem ovos, inclusive da ultima vez até chegou a eclodir um dos ovos mas, por motivos que desconheço, no dia seguinte à eclosão, a cria já não se encontrava no ninho. Tal facto desmoralizou-me um pouco, mas estou com um bom "filing" em relação a esta cria, acho que é desta que vou anilhar o meu primeiro filhote de bico de lacre.

Os bicos de lacre aves da família dos Estrildideos são das aves mais exigentes em termos de reprodução em cativeiro e muito desconfiados com as movimentações estranhas em redor do ninho. O mais comum é escolherem ninhos altos ou então muito embrenhados na vegetação. Embora no caso dos meus tal não se verifique uma vez que o ninho escolhido não está alto e muito menos camuflado.


Nestas próximas semanas será necessária muita paciência e atenção minhas, sobretudo no que respeita aos mantimentos de insectos vivos, para que esta cria seja a primeira de muitas (de bico de lacre) que hei-de anilhar!

Quando anilhar esta cria espero conseguir tirar fotos para poder publicar.


Cumprimentos!

Bruno Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário