sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Balanço da Exposição e Início das Criações



Olá!

 Chegou o mês de Novembro e as 3 semanas de trabalhos relativos à exposição, passaram a correr. No geral gostei de participar neste evento e sobretudo pertencer a organização do mesmo. Só tenho pena que uma exposição desta dimensão estivesse tão pobre em exóticos, para não falar em pombos, rolas e codornizes; em cerca de 1770 aves, 78% eram canários.  

 No que respeita às classificações das minhas aves estou bastante satisfeito e surpreso, pois para 1ºano, as minhas aves saíram-se bastante bem:

Os mandarins tal como já me tinham alertado, embora estivessem em condições, no que respeita a plumagem, o tamanho foi um fator penalizante uma vez que estavam a concurso com mandarins de exposição que como sabem, têm um porte muito mais vistoso em relação à maioria dos mandarins que habitualmente vemos e/ou adquirimos nas lojas de animais.

Contudo as minhas esperanças estavam nos diamante estrela, e pelos vistos os meus filing’s não me falham. Dos quatro diamante estrela que levei a concurso na classe individual, obtive um 1º e um 3º lugares. Já na equipe de estrelas cometi um erro de principiante e acabei por ser “penalizado” uma vez que inscrevi na secção de pasteis 2 cabeça laranja e 2 cabeça vermelha o que fez com que, na avaliação, o juiz atribuísse zero pontos na harmonia da equipa. Quanto aos restantes parâmetros as aves estavam, segundo o juiz, bastante bem e, se estivessem inscritas na classe individual, triam pelo menos um prémio.

Já nas rolas diamante fiquei bastante surpreso por um lado e desiludido por outro. Passo a explicar: fiquei desiludido por ter levado 4 rolas e haver apenas mais 1 de outro criador para concorrer com as minhas. E fiquei surpreso uma vez que nas rolas tinha apenas esperança numa das aves, mas acabaram por apanhar o pódio todo.

Por fim no que respeita às caturras, um dos meus machos de face branca obteve o 1ºlugar.


 No entanto e contrariamente ao que muitos possam achar, os prémios pouco me interessam. Até porque bem vistas as coisas, quem é que os juízes avaliaram? As aves, certo!? Então os prémios foram atribuídos às aves e não aos criadores! 

O que realmente gostei: o convívio e a troca de conhecimentos, o contato com outros criadores, os conselhos e críticas do juízes e além disso uma lista de contactos que decerto me serão muito úteis, seja para esclarecimento de dúvidas, troca de informações ou até para a aquisição e/ou troca de aves.
   
 Tenho ainda de valorizar um dos aspetos positivos desta exposição que foi o coloquio sobre primeiros socorros a aves. Os meus parabéns aos técnicos da Exoclinic.


 Encerrado o capítulo da exposição, passemos à passarada!

Uma vez que as anilhas já chegaram, a passarada já esta “autorizada” a procriar. Os casais dos exóticos já estão formados e contam com 5 novos membros no plantel dos mandarins e 4 novos membros no plantel geral:

-> Adquiri, no decurso desta exposição, 5 mandarins (duas fêmeas cinzentas; uma fêmea diluída; um macho cinzento; um macho castanho de peito negro) de um criador de mandarins de exposição, por forma a introduzir novos genes no meu plantel e aumentar também o porte das minhas aves.

-> Adquiri também 2 casais de codorniz da china (Excalfactoria chinensis)
No que respeita às caturras vou tratar delas este fim de semana e proceder a colocação dos ninhos.

 Tal como prometido começa este mês a publicação de artigos sobre uma espécie, sendo que o primeiro será colocado, em princípio este domingo (dia 4 Novembro) e é relativo aos diamante estrela.

 Quanto ao estúdio de fotos, devido a azafama da exposição ainda não me foi possível fazer umas sessões fotográficas, mas assim que possível publicarei algumas fotos.

 Por hoje não tenho mais novidades para vós apresentar. Resta-me agradecer o facto de me seguirem e a paciência que têm para alguns dos meus textos.

Obrigado!


Cumprimentos!


Bruno Raposo

1 comentário:

  1. Olá jovem!

    Antes de mais renovo as minhas desculpas por não poder ter ido á Exposição, mas foi de todo impossível, como deves saber...

    Depois claro muitos parabéns! como dizes não pelos prémios, mas pela dedicação!

    e olha gostei muito desta "...as anilhas já chegaram, a passarada já esta “autorizada” a procriar...." hehehehe !

    Abraço e tudo de bom!

    ResponderEliminar